17.3.17

500 dias de um frustrado com uma egoísta


Assisti o filme pela primeira vez em meados de 2016 e não foi nada do que eu esperava. Quando dei o play, eu mal sabia que ia me desidratar, afinal o filme está categorizado no gênero comédia romântica, e esses filmes costumam ser engraçadinhos e ter final feliz. A quem ainda não viu, devo avisar: não tem final feliz. Ou tem. Depende do ponto de vista. Você pode dizer que o romântico Tom aproveitou o que deu do relacionamento e no fim estava pronto para mudar de estação, como o filme sugere, ou pode simplesmente dizer que Summer Finn é uma vaca.

Por enquanto opto pela segunda opção simplesmente porque acho que não sou madura o suficiente para aceitar um choque de realidade desses.

No geral, a sociedade prefere filmes com finais utópicos porque eles se diferenciam da realidade e isso é um legado do romantismo que sobreviveu até os dias de hoje. Na primeira metade do século XIX, os escritores e artistas deram início a um movimento que destacava as virtudes e idealizava o mundo, fugindo da realidade. Mal durou 500 anos e o movimento foi substituído por outro, o realismo, que trouxe consigo a descrição real, causando um choque de realidade nos românticos.

Hoje em dia muitas vezes, se a história não tem um final ideal, é comum sentirmos raiva, que desperdiçamos nosso tempo e até mesmo usamos as palavras "essa história é ruim", não é? Claro que existem exceções e se você é uma delas, não digo isso pra você, mas isso tudo, é consequência do espírito romântico que mora dentro de nós.

Então talvez não seja justo atribuir a Summer o papel de vilã, pois ela só representa o perfil de muitas pessoas espalhadas por aí, que dizem não se apegar para não se machucar. Acontece que não consigo ver nenhum benefício em uma relação em que um dos dois envolvidos é egoísta desapegado. Acho que a tristeza que cada um teria ao término de uma relação normal, com sentimentos envolvidos, nesses casos acaba acumulando em um só, O que se entrega de coração. O que fica acabado, miserável.

Digo isso tudo para implorar ao mundo: MAIS AMOR, POR FAVOR!

Sem mais delongas, e apesar de tudo, o filme é um dos melhores que já vi, definitivamente nota 10 (nota 86 no RT e 76 no Metacritic). Recomendo a todos, sem exceção.

5 comentários:

  1. PEEENIIIIS kkkkk
    Esse filme é uma onda, e bacana porque nos faz refletir se estar de fato com aquela pessoa é bom para nos mesmos, e para ela também!
    Beijooos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que sou uma das únicas pessoas que ainda não assistiu esse filme haha'
    Gostei da sua reflexão sobre isso, realmente os filmes preferidos são os que tem finais felizes e, nossa, nem precisa dizer que eles até são repetitivos.
    Concordo contigo, relacionamentos assim sempre prejudicam muito o lado que mais se afunda no relacionamento, não vale a pena colocar a cara a tapa para isso.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Eu também achava que a Summer era uma vaca sem coração, e já fui o Tom diversas vezes. Mas depois de um tempo, notei que o Tom não gostava da Summer de verdade, ele apenas idealizou algo bem grande nela, e depois colocou a culpa nela pelas desilusões.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  4. Oe!
    Já faz algum tempo que vi os 500 dias dos dois, mas lembro que amei. É um dos melhores filmes que já vi também e não só por causa do roteiro maravilhoso, mas tudo nesse filme me encanta muito!
    Beijos
    Se Esse Mundo Fosse Meu

    ResponderExcluir
  5. Oláá! <3 Eu ainda não assisti esse filme e nem sequer tinha ouvido alguém falar sobre ele, me senti bem desinformada, ksjdks. Adorei muito a sua resenha, agora fiquei com vontade de assistí-lo. Gosto de tragédias românticas, pois mostra o mundo como ele realmente é, as partes boas e as partes ruins - e não apenas a vida perfeita que muitos filmes mostram.
    Apesar de ainda não ter assistido, me identifiquei com a Summer. As vezes sou bem fria com relação ao amor </3 Enfim, estou tentando mudar.

    Gostei muito do seu blog! ♡
    Até mais~

    ResponderExcluir